Segredo #2: Você Sabe Fazer A Gestão de Seu Tempo?

gestao-de-tempo

Talvez o recurso mais escasso do empreendedor seja o tempo. Dinheiro muitas vezes é escasso também, mas o tempo é o recurso mais democrático que existe, pois todos temos apenas 24h por dia e precisamos gerenciar isso muito
bem.

Por mais rico e inteligente que você possa ser, não recebe 36h para viver o seu dia, apenas as mesmas 24h de qualquer ser vivo.

Atuando desde 2008 com empreendedores e autônomos vejo que uma das maiores frustrações destes profissionais está na limitação do tempo. Pois se houvesse mais tempo disponível, mais trabalho poderia ser feito e o sucesso viria, com certeza!

Considero este pensamento uma meia verdade, pois um dos diferenciais dos empreendedores e autônomos de sucesso está em saber priorizar quais atividades precisam ser feitas e quais são desejáveis, mas não obrigatórias.

Voltemos ao exemplo da venda de pães descrito no segredo #1.

Na padaria, a oferta é de ambiente limpo, requintado, variedades de pães e produtos raros e diferenciados. No mercado, há basicamente 2 ou 3 tipos de pães, em uma estrutura self-service, onde você pega o que quer e sai correndo para o caixa.

Quais atividades são fundamentais para a padaria e quais são fundamentais para o mercado? São as mesmas? Não!

No caso da padaria, limpeza, arrumação e atendentes atenciosos são mais importantes do que ter muitos caixas disponíveis, ter uma bancada de auto-atendimento básica e fácil de usar, ter um caminho livre para que o cliente possa pegar seus pães e ir embora rapidamente.

Veja que as 03 características importantes para a padaria são bem diferentes das 03 mais importantes para o mercadinho. Assim, cada um precisa entender o que de fato é importante para seus clientes e realizar tarefas e atividades que ajudem a entregar exatamente o que o cliente quer. Nem mais e nem menos!

Organizar muito bem suas prioridades e sua lista de atividades é vital para que essas 24h sejam muito produtivas. Lembre-se que trabalhar muito não significa trabalhar bem, pois pode-se gastar muita energia e tempo em atividades que não agregam valor ao seu trabalho. Então faça-se sempre essas perguntas:

Essa atividade ou tarefa, contribui para a geração do triângulo do sucesso? Essa atividade é urgente ou importante? Alguém poderia fazer isso por você a um custo baixo? Suas atividades estão alocadas em uma agenda com data e horário a serem cumpridas ou apenas em uma lista de coisas a fazer?

© COPYRIGHT 2017 VOCÊ É O SEU NEGÓCIO  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

NOSSAS REDES SOCIAIS