Você sabe o que não sabe?

gestao de negocio

Quase todos os empresários, empreendedores e autônomos possuem problemas em seus negócios. Até aí nenhuma novidade, mas o que muitos deles não sabem é o que não sabem!

Tenho amigos, clientes e alunos que são microempresários, dentistas, advogados, médicos, arquitetos, fisioterapeutas, promotores de eventos, artistas, nutricionistas, designers, coaches, psicólogos e etc. A grande maioria deles sabem muito bem a parte técnica da sua profissão, mas e a parte de gestão?

Quando falamos em vendas e marketing, cerca de 99% deles resumem a propaganda e “marketing pessoal”. Noções básicas de processo de vendas, relacionamento com clientes, segmentação e compreensão do mercado, percepção de valor dos clientes e outros elementos fundamentais de vendas e marketing são resumidos em aparições em eventos e contatos superficiais com pessoas influentes.

Controle de atividades, planejamento, administração financeira, análise de processos, melhoria contínua sistematizada, estratégia e outros fundamentos de uma gestão de sucesso, simplesmente não fazem parte do dia a dia da maioria destes profissionais.

E isso é super natural! Já que as universidades preparam os profissionais apenas na área técnica. Não conheço nenhuma universidade que ofereça cadeiras eletivas sobre administração de pequenos negócios, vendas, controle financeiro entre outras, em seus curso de odontologia, direito, arquitetura e etc.

O problema é que quando estes bacharéis chegam ao “mundo real” precisam montar seus escritórios e/ou consultórios e são obrigados a aprenderem sozinhos todos estes fundamentos que fazem um negócio prosperar!

Por isso inicio aqui uma série de artigos para entender o que vocês, autônomos e microempresários, não sabem.

Compartilhe este artigo para que muitos possam opinar lá embaixo nos comentários dizendo:
O QUE VOCÊ SABE QUE NÃO SABE? ou QUAL ASSUNTO DE NEGÓCIOS VOCÊ SABE QUE PRECISA APRENDER?

Analisaremos as ideias e criaremos cursos específicos para ajudar vocês nessa caminhada!

Até o próximo artigo,

 

Rodrigo Abreu

© COPYRIGHT 2017 VOCÊ É O SEU NEGÓCIO  
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

NOSSAS REDES SOCIAIS